Nomes da mitologia grega e os seus significados

Conheça os nomes mais bonitos das divindades antigas

Postado em 18/02/2014

Os futuros pais que ainda estão indecisos quanto a que nome dar ao bebê podem aproveitar os fascínios da mitologia grega para tirar boas ideias e escolher um apelido bonito e com forte significado e história. Os principais deuses da mitologia grega compõem histórias fascinantes de divindades poderosas que influenciavam a vida dos humanos. Entre esses deuses, há grandes figuras como Zeus, o pai de todos os deuses e Afrodite, a deusa do amor.

É comum que as crianças cresçam ouvindo diversas histórias famosas da mitologia, lendo livros na escola sobre o assunto e assistindo desenhos animados, como Hércules. Essas histórias antigas estão muito presentes na vida de pessoas de todas as idades. Escolher um nome que faça referência a um deus antigo pode ser uma ótima forma de desejar que a criança tenha as qualidades do personagem escolhido, além de fazer com que o pequeno se orgulhe do próprio nome quando souber detalhes sobre a história que inspirou o apelido.

Na mitologia grega é possível encontrar diversos nomes diferentes para crianças e nomes bonitos, além de descobrir que a Grécia antiga carrega grandes significados dos nomes, o que oferece muitas vantagens para quem escolher um nome divino. Na cultura grega, as divindades eram muito semelhantes aos humanos. Os Deus possuíam forma humana e se diferenciavam pelos poderes divinos. De acordo com a crença grega, os deuses viviam no Olimpo, um local de harmonia entre as divindades. No Olimpo, 12 deuses eram considerados os principais.

Padrão de nomes

Há muitos nomes comuns que foram inspirados na mitologia grega e concedidos à diversos bebês no mundo todo. No Brasil, nomes como Dione, que era muito popular há algumas décadas, representa uma homenagem à mãe da deusa Afrodite, que engravidou do poderoso Zeus. Os nomes “Hebe” e “Hélio” também possuem origens mitológicas, sendo o primeiro referente à deusa da juventude e o segundo à personificação do sol.

Entre os nomes mais comuns da mitologia, é possível encontrar também alguns padrões, como apelidos que variam com a letra H e nomes terminados em ‘ite” ou “ísio”. Esses padrões também foram úteis para inspirar os estilos de alguns nomes que entraram na moda no Brasil. Por isso, é possível perceber a grande influência da cultura grega na escolha de nomes, devido à sua belíssima história e as divindades que encantam pessoas de todas as idades.

Nomes dos 12 deuses:

Nomes da mitologia grega e os seus significados

Os nomes mais bonitos da mitologia encontram-se entre os 12 principais deuses que habitavam o Olimpo na Grécia antiga. Cada nome faz referência ao poder da divindade e a capacidade do deus de manipular alguma forma da natureza ou sentimento humano. Conheça os principais nomes de deuses mitológicos e o que eles representavam na cultura grega:

1. Zeus – Governante do Olimpo, é o rei de todos os deuses e humanos
2. Hera – A rainha do Olimpo, mulher de Zeus e deusa da família e do matrimônio
3. Dionísio – Deus da farra e do vinho, é filho de Zeus com Sêmele
4. Artêmis – Deusa da lua, da caça e da vida selvagem
5. Posêidon – É o irmão mais velho de Zeus e o deus do oceano
6. Atena –  Filha de Zeus com Métis, é a deusa da sabedoria
7. Afrodite – A mais bela deusa, Afrodite representa o amor, a beleza e o sexo
8. Ares – O deus da guerra, filho de Zeus com Hera
9. Deméter – Deusa das plantas e das colheitas, é filha de Cronos com Réia
10. Apolo – Deus da luz e do Sol, na crença dos gregos Apolo era o próprio sol
11. Hermes – O mensageiro dos deuses, filho de Zeus com a deusa Maia
12. Hefesto – O deus que construiu todas as obras do Olimpo, filho de Zeus com Hera


Posts relacionados

Conheça os segredos do Chi Kung

Segunda, 08 de Setembro de 2014

Entre em harmonia com as energias da natureza com essa milenar arte chinesa.

Como evitar apelidos indesejados

Quarta, 27 de Agosto de 2014

Veja como agir quando se sentir ofendido com apelidos

As desvantagens dos nomes da moda

Quarta, 30 de Julho de 2014

Veja que prejuízos os nomes populares trazem para crianças