Topo
Buscando nomes
Publicado em 30/12/2014

Organizando o lar para a chegada do Bebê, ou para você

Japonesa escreve livro com dicas de organização e como isso pode mudar sua vida.

Gigante na economia e população, mas pequeno em território, espaço sempre foi um problema na realidade do Japão. Ou melhor, a falta de espaço. Não surpreende, portanto, ter vindo de uma japonesa, as dicas de organização que podem mudar para sempre o seu estilo de vida e trazer mais qualidade ao seu dia a dia. Principalmente se você está aguardando a chegada de um filho.

Desde pequena, Marie Kondo alega ler revistas voltadas para donas de casa e ficar fascinada com as dicas de organização contidas nessas publicações. A partir daí, aos 5 anos de idade, Marie deu inicio ao seu “treinamento” como consultora organizacional doméstica. A japonesa acaba de lançar o livro “The Life-changing Magic of Tidying Up: The Japanese Art of Decluttering and Organizing” (Algo como “A Transformadora Mágica da Organização: A Arte Japonesa de Desapegar e Organizar).

Marie Kondo trabalha hoje como “consultora organizacional doméstica”, segundo ela, passa os dias visitando a casa das pessoas, para ajudá-las a ter um ambiente mais organizado, funcional e agradável. Infelizmente, o livro de KonMari, apelido da autora, ainda não tem tradução para o português, mas você pode conferir algumas dicas aqui, no Buscando Nomes.

Organizando o lar

Os Conceitos de Marie

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que Marie desenvolveu sua própria metodologia após anos de estudo. Logo, suas teorias a cerca de organização são bastante únicas. Marie parte de dois princípios básicos, dois pontos iniciais que guiam todo o restante do trabalho. Segundo Kondo, se familiarizar com esses pontos é o primeiro passo para uma vida mais organizada e um lar mais aconchegante e funcional.

A primeira grande regra de Marie é "Se desfaça de tudo que não lhe brilha aos olhos". Ou seja, se algo não é realmente importante ou necessário para você, descarte-o. Mas não basta abrir o roupeiro e dar uma olhadinha por cima para decidir. Segundo Marie, é preciso pegar cada um dos itens nas mãos e avaliar com calma o seu real valor.

A segunda grande regra básica é "Não compre itens ou utensílios para organizar". Soou estranho? Marie se refere aos itens milagrosos vendidos em lojas e supermercados que prometem organizar sua vida num passe de mágica. Para a autora, seu lar já tem tudo o que você precisa para se organizar, e esses itens, além de não cumprir o que prometem, ainda se tornam mais bagunça para a sua casa.

Para Marie, organizar é uma experiência íntima e particular, que deve ser feita com calma e reflexão. No entanto, a autora afirma que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, você não vai passar o resto da sua vida organizando sua casa. A última dica básica de KonMari é "Se concentre, organize tudo de uma vez só e depois relaxe e aproveite"

Curiosidades bebês casa



Posts relacionados






Entrar Conectar com facebook Nunca postaremos no seu Facebook ou
Esqueci minha senha

Compartilhe!

Escolha a rede social e espalhe para todos os seus amigos.